PPGRI lança nota de repúdio à invasão e insultos durante defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio de sua representação estudantil e colegiado, vem, através de nota, repudiar a invasão e as ofensas de cunho transfóbico orquestradas e proferidas durante a defesa de dissertação de estudante deste Programa.

Na ocasião, a sala virtual onde ocorria a defesa de dissertação foi interceptada em um ataque cibernético que passou a inserir e vincular, de forma constante e coordenada, conteúdos audiovisuais de propaganda neonazista e discurso de ódio contra pessoas LGBTQIAP+. O episódio, parte de uma dinâmica de ataques que infelizmente se intensificou em universidades de todo o país durante as atividades virtuais impostas pela pandemia, foi reportado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA e ao Gabinete da Reitoria, os quais devem proceder com o encaminhamento da denúncia à Polícia Federal (PF), para que sejam tomadas as devidas providências legais.

A nota de repúdio, na íntegra, pode ser conferida abaixo.