Daniele Benzi

Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Università della Calabria (UNICAL), mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e graduado em Ciências Políticas pela Università degli Studi di Catania (UNICT). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia. Foi professor da Benemerita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Equador), da Universidad Central del Ecuador (UCE) e da Universidad Andina Simón Bolívar (UASB sede Quito). É membro do Grupo de Refleção sobre Integração e Desenvolvimento na América Latina e Europa (GRIDALE), do Grupo de Pesquisa sobre Cooperação Sul-Sul e Integrações Regionais (GCSS-REEDES), da Red de Estudo sobre Economia Mundial (REDEM) e do Gropo de Pesquisa LABMUNDO-Bahia. Tem publicações em livros coletivos e revistas especializadas sobre regionalismo, processos políticos e pensamento crítico latino-americano a partir de uma abordagem de Economia Política Global. Autor do livro ALBA-TCP. Anatomia de la integración que no fue (UASB-Imago Mundi, 2017).