Paulo Antônio de Freitas Balanco

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)(1997). É vinculado como professor-pesquisador ao Curso de Graduação em Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia (Mestrado e Doutorado) e ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA (Mestrado e Doutorado. Possui também estágio de pós-doutorado na UNICAMP (2019-2010). Atua na área na área de Teoria Econômica, com ênfase em Economia Política, explorando as temáticas dos processos de transformação do capitalismo e seus desdobramentos mediante os seguintes objetos de pesquisa e investigação: leis do movimento do capital, globalização e desenvolvimento econômico capitalista. Lidera o Grupo de Pesquisa em Economia Política e Desenvolvimento (GEPODE). Foi diretor da Faculdade de Economia da UFBA (2012-2016).