Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Descrição Coordenação E-mail Website
Grupos de pesquisa ligados ao PPGRI-UFBA
Confira no documento disponível no link inserido na coluna "website" informações mais detalhadas sobre os grupos de pesquisa ligados ao PPGRI-UFBA. Abaixo, seguem as informações resumidas de cada um deles.
 
Ver abaixo a coordenação de cada grupo de pesquisa. ppgri@ufba.br https://drive.google.com/file/d/1DEPCDcy5gsPMEFfKqkp3-oBLq1MQHUCU/view?usp=shari...
NEPBRICS - Centro de Pesquisa BRICS+

O Centro de Pesquisa BRICS+ (NEPBRICS) é um núcleo de excelência vinculado ao Grupo de Pesquisa Globalização da Política (GLOPOLI), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A coordenação é exercida pelo Prof. Dr. Jonnas Vasconcelos, docente da Faculdade de Direito da UFBA (FDUFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UFBA). O NEPBRICS se destaca por sua abordagem genuinamente interdisciplinar acerca da complexa temática dos BRICS+. Essa característica é reforçada pela diversidade de seu corpo de pesquisadores, que reúne profissionais com formações acadêmicas variadas — História, Direito, Humanidades, Economia, Comunicação e Relações Internacionais. Com produção científica robusta e a promoção contínua de atividades, o NEPBRICS atua como polo dinâmico de geração e difusão de conhecimento sobre os BRICS+.

Professor Jonnas Vasconcelos jonnas.vasconcelos@hotmail.com http://www.nepbrics.ufba.br
Nectar - Núcleo de Estudos em Ecologia Política e Territorialidades

Ecologia Política é um campo de estudos e prática interdisciplinar. Preocupa-se com as desigualdades e as injustiças no contexto de conflitos territoriais e ambientais derivados de processos de apropriação de bens comuns e de poluição por projetos de desenvolvimento'. Busca repensar criticamente a ideia de natureza apresentada pela modernidade ocidental, bem como as históricas e cada vez mais complexas relações entre sociedades e o ambiente não-humano. O Néctar busca debater a Ecologia Política na sua interface com questões de terra-território, colonialidade, racialidade e gênero, bem como a partir do enraizamento nas práticas e propostas políticas que emergem das lutas sociais. Aborda a Ecologia Política a partir da inspiração de pensar o Brasil, a América Latina e o lugar da Universidade para especular e nutrir saídas políticas à crise das utopias e à persistência da colonialidade do poder e do saber.

Professora Diana Aguiar (PPGRI/UFBA) e Professora Juliana Neves Barros (UFRB). diana.aguiar@ufba.br https://www.instagram.com/nectar_ufba/
Migrações Internacionais e Refúgio no Sul Global

Migrações Internacionais e Refúgio no Sul Global é um grupo de pesquisa dedicado ao estudo, em perspectiva interdisciplinar, dos deslocamentos humanos e das problemáticas que envolvem pessoas migrantes e refugiadas com origem e/ou destino no Sul Global. O termo é aqui compreendido como o conjunto de países e territórios da América Latina e Caribe, África e Ásia que compartilham desafios de desenvolvimento a partir de desigualdades e legados históricos do colonialismo. Os trânsitos entre essas regiões, inclusive os causados por conflitos, eventos extremos e mudanças climáticas, geram dinâmicas distintas dos fluxos tradicionais e interferem nas migrações contemporâneas para o Norte Global. O grupo de pesquisa busca repensar criticamente as categorias de trânsito de pessoas, a normatividade internacional da temática e a construção de governanças locais e regionais. As pesquisas do grupo também se preocupam com o avanço atual, em várias partes do mundo, de políticas restritivas da migração e do refúgio, tendência em disputa com a maior estruturação e capilaridade de organismos internacionais de acolhimento.

Professor José Sacchetta Mendes josesacchetta@gmail.com
Laboratório de Análise Política Mundial - LABMUNDO

Laboratório de Análise Política Mundial - LabMundo-UFBa, grupo de pesquisa do CNPQ criado em 2006 na UFBA, tem como objetivo agregar e adensar estudos em Relações Internacionais em torno de três linhas de pesquisa principais: (a) Internacionalização do capital, Desenvolvimento e Cooperação; (b) Organizações Internacionais e Governança Global; e (c) Diplomacia cultural, políticas públicas e sociedade civil. Essas linhas buscam dar ênfase a problemáticas contemporâneas teóricas e empíricas das Relações Internacionais, na interface com outros campos de estudo, como a Economia Política, a Ciência Política e os Estudos Culturais, visando melhor compreender as possibilidades e limites da cooperação internacional. As linhas abrangem temáticas diversas e complementares que no seu conjunto contribuem para a análise da inserção do Brasil no mundo. O LabMundo-UFba é composto por pesquisadoras e pesquisadores de diversos níveis de formação, como doutores, mestres e bacharéis, estudantes de graduação e colabores estrangeiros. O grupo mantém parcerias institucionais com diversas instituições nacionais e internacionais, com destaque para o LabMundo-Rio, vinculado ao IESP/UERJ, o IPRI-Nova, em Portugal e o ESSCA School of Management, na França.

Professora Elsa Sousa Kraychete (coord.) e Professora Denise Cristina Vitale (vice-coord.) kraychete@ufba.br https://www.labmundo.org/
Interpretações do Brasil e marcadores de discriminação em perspectiva global

O grupo de pesquisa busca interagir com diferentes tradições de pensamento brasileiras, a fim de identificar tanto suas contribuições para teorizações críticas das relações internacionais quanto o modo como essas teorizações podem oferecer leituras renovadas das “interpretações do Brasil”. Através de estudos teórico-conceituais e teórico-empíricos, as pesquisas fomentadas almejam abordar as “interpretações do Brasil” como recursos para o pensamento crítico contemporâneo, não apenas acerca da condição brasileira, mas também sobre os nexos entre o doméstico e o internacional, o local e o global, o interno e o externo. As pesquisas também se atentam à operação de marcadores de discriminação, como classe, raça, etnia, gênero, sexualidade, entre outros, nos processos políticos históricos e contemporâneos, problematizados em perspectiva global. Dessa forma, interessa ao grupo de pesquisa, sobretudo, fomentar reflexões críticas - situadas no campo de Relações Internacionais, porém não restritas a ele - que coloquem em interação diferentes “interpretações do Brasil”, de um lado, e debates teórico-conceituais contemporâneos, de outro.

Professor Victor Coutinho Lage victorclage@gmail.com
Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono (GpS)

Grupo multidisciplinar de pesquisa em sustentabilidade baseado na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), com 15 anos de existência e referência nacional na temática. Suas pesquisas e atividades de extensão são focadas, majoritariamente, em temáticas voltadas à emergência climática e seus múltiplos impactos e desafios.

 

 

Professora Andréa Cardoso Ventura andreaventura@ufba.br https://www.gps-pesquisa.com.br/