Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve o curso de mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 2013, com início em 2014. Já o curso de doutorado foi aprovado em 2019 e iniciado em 2021. 
 
O desenho do Programa almeja, desde sua criação: (1) agregar pesquisas ligadas a temas de Relações Internacionais; (2) fomentar a articulação dessas pesquisas entre si e em torno da área de concentração e das duas linhas de pesquisa estipuladas; (3) fortalecer institucional, acadêmica e cientificamente o campo de Relações Internacionais (RI); e (4) aprofundar os estudos críticos ligados à área de concentração. Dessa forma, responde-se, a um só tempo e de maneira integrada, a aspectos relativos: ao campo de RI (nos níveis local, regional e nacional); às características e potencialidades da UFBA; e às demandas da sociedade e do debate público na região e no país.   
 
As duas linhas de pesquisa do PPGRI/UFBA – "Globalização, Desenvolvimento e Cooperação" e "Organizações Internacionais e Processos Políticos Contemporâneos" –, assim como a estrutura e o desenho curriculares, foram pensados para permitir uma formação interdisciplinar e qualificada, característica dos melhores programas de pós-graduação da área de Relações Internacionais no Brasil e no mundo. Além disso, busca-se um aprofundamento nas diversas facetas que compõem as questões, por um lado, do desenvolvimento e, por outro, da governança global. 
 
Desde sua criação, o Programa vem avançando constantemente no propósito de contribuir para as qualificações profissional, acadêmica e científica de discentes e docentes. Conta-se, ainda, com uma distribuição historicamente equilibrada de projetos de pesquisa entre os membros do corpo docente. O PPGRI tem buscado se articular institucionalmente com outros programas, universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais, assim como com redes nacionais e internacionais de pesquisa e de cooperação, ampliando o impacto e a difusão do conhecimento produzido. 
 
Português, Brasil