Renata Reverendo Vidal Kawano Nagamine

É pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia, com pesquisa financiada pela Capes (bolsista PNPD), e doutora em Direito (área de concentração: Direito Internacional), com pesquisa financiada pelo The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund. É pesquisadora visitante no Laureate Program in International Law, da Universidade de Melbourne. Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Direito (área de concentração: Direito Internacional) também pela Universidade de São Paulo (2013), tendo sido bolsista Capes. Colabora no projeto temático "Religião, direito e secularismo", desenvolvido no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com financiamento da Fapesp. Tem experiência nas seguintes áreas: Direitos Humanos; Direito Internacional Público; Direito Internacional Humanitário. Atualmente pesquisa Gênero e Sexualidade nas Relações Internacionais; Cosmopolitismo; Uso da Força no Direito Internacional.