Confira a participação do professor Jonnas Esmeraldo Vasconcelos (PPGRI-UFBA) na Rádio Metropole

 O professor Jonnas Vasconcelos, do PPGRI-UFBA, participou em entrevista concedida ao jornalista Casemiro Neto no programa Jornal da Cidade. Na conversa, foram discutidos temas relacionados à conjuntura internacional e aos principais acontecimentos do cenário global contemporâneo, mais especificamente o encontro entre Flávio Bolsonaro e Donald Trump deve ser analisado a partir de diferentes dimensões políticas. “Temos que levar em consideração ao menos duas ordens de grandeza”, explicou, citando fatores geopolíticos e também o cenário interno brasileiro.



No cenário político brasileiro, o professor avaliou que a visita dialoga com as eleições e com a situação da candidatura de Flávio Bolsonaro. “Há uma tentativa de dar respaldo à sua candidatura aqui”, afirmou, acrescentando que o encontro busca sinalizar apoio internacional em meio a dificuldades políticas internas.



Segundo o professor, o gesto tem forte caráter simbólico, ainda que, até o momento, não haja indícios de uma agenda extensa entre os dois. “Tudo indica que ele viajou para tirar uma foto”, afirmou, destacando que, mesmo breve, o registro ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos carrega peso político.



Vasconcelos também contextualizou o momento internacional, apontando para uma crise na hegemonia americana. “Vivemos hoje uma situação geopolítica marcada por uma crise da hegemonia dos Estados Unidos no mundo”, disse, ao relacionar o movimento a uma estratégia mais ampla de influência no continente e apoio a grupos políticos alinhados.



 

A entrevista já está disponível no YouTube e pode ser acessada pelo link: https://youtu.be/maD2hpSVXPI?t=4529O