Estudantes do PPGRI são selecionados para doutorado sanduíche via CAPESPrint

Os doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia (PPGRI-UFBA), Luan Oliveira Pessoa e Tiago Matos dos Santos, foram selecionados para uma das principais iniciativas de internacionalização da pesquisa atualmente em vigor no país, o Programa Institucional de Internacionalização CAPESPrint. Com o resultado final da seleção (anexo), publicado nesta segunda-feira (16), os dois estudantes serão contemplados com bolsa de doutorado sanduíche para realizar parte de suas pesquisas durante 06 meses em universidades da Argentina e Canadá, respectivamente, sob co-orientação de docentes estrangeiros e em colaboração com grupos e redes de pesquisa locais.

Além de uma mensalidade, a bolsa oferece auxílio deslocamento internacional, auxílio instalação e seguro saúde.

Os destinos dos dois pesquisadores são diversos.

Universidad de Buenos Aires - Argentina

O doutorando Luan Oliveira irá para a Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, onde desenvolverá, sob orientação do Prof. Dr. Damián Paikin, a parte de sua pequisa entitulada "Pro Nordeste o Mercosul vira as costas? Um estudo sobre o lugar do Nordeste Brasileiro no Mercosul". No Brasil a pesquisa é orientada pela Profa. Dra. do PPGRI Elga Lessa e tem como objetivo geral situar na experiência de regionalismo internacional do Mercosul o Nordeste Brasileiro, explicando de modo constitutivo esse lugar ocupado por tal porção do Brasil. Isso porque a literatura acadêmica suscita dúvidas ao apontar divergências e lacunas sobre o lugar do Nordeste Brasileiro no Mercosul. E as traduções correntes do Mercosul como a integração regional do Cone Sul ou da Bacia Platina apenas exemplificam esse senso geral de dúvidas.

University of Waterloo - Canada

Já o doutorando Tiago Matos tem como destino a University of Waterloo, na província de Ontario, no Canadá. O estudante, que no PPGRI é orientado pelo Prof. Dr. Daniel Aragão, desenvolverá pesquisa sobre o papel do Banco Mundial na governança global agroalimentar sob supervisão da Profa. Dra. Jennifer Clapp. O plano de trabalho, entitulado "O Banco Mundial e a agenda agroalimentar do Sul global no século XXI: influência, tendências e contradições", tem como objetivo geral investigar o papel político e intelectual da instituição de Bretton Woods na governança da agricultura e alimentação a partir de dois casos - o ranking Enabling the Business of Agriculture (EBA) e a abordagem de reforma dos sistemas agroalimentares chamada Climate Smart Agriculture (CSA).