PPGRI participa de seminário interinstitucional em Relações Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI/UFBA) tem a honra de contribuir com a organização e realização do Semináro Interinstitucional de Pós-Graduação com outras seis pós-graduações do país. O evento, do qual estará participando ativamente o docente e coordenador do PPGRI, Victor Coutinho Lage, tem como objetivo discutir temas e agendas pertinentes ao campo das Relações Internacionais e áreas afins.

O Seminário ocorrerá em quatro encontros entre os meses de outubro e novembro, conforme a programação que pode ser consultada a seguir. Para acompanhar, os discentes dos programas participantes receberão links do Zoom. O público geral poderá assistir através da transmissão pelo youtube do IHAC UFBA.

Além do PPGRI-UFBA, integram o Seminário o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFU; Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFG; Programa de Estudos Pós-Graduados em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais da PUC-SP; Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio; e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNILA.

Programação:

(1) dia 20 de outubro, às 18h30min: O Brasil na ordem nuclear global, 1945-2018, com o professor Carlo Patti (UFG) e mediação de Gianfranco Caterina (Pós-doc, IRI/USP);

(2) dia 27 de outubro, às 18h30min: Gênero e Raça: qual o papel das RI na luta democrática?, com Tainah Pereira (Mulheres Negras Decidem), Ieda Leal (Movimento Negro Unificado) e Mary Grisales (Conectas), e mediação de Natália Félix de Souza (PUC-SP) e Lara Selis (UFU);

(3) dia 10 de novembro, às 18h: Violência e morte no Brasil democrático: política de vida e de morte, com Sabrina Villanave (University of Manchester) e mediação de Ana Carolina Teixeira Delgado (UNILA); e

(4) dia 24 de novembro, às 18h30min: Investigando o "transnacional": discursos e rastros de um circuito militar nada confinado ao nacional, com Manuela Trindade Viana (Pontificia Universidad Javeriana) e mediação de Paula Sandrin (PUC-Rio) e Victor Coutinho Lage (UFBA).