• CAPES PRINT

El Programa de Internacionalización Institucional (PrInt) fue creado por la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes), con los siguientes objetivos: Fomentar la construcción, implementación y consolidación de inter-
  • CAPES PRINT

The Institutional Internationalization Program (PrInt) was created by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), with the following objectives: To encourage the construction, implementation and consolidation of strategic p
  • CAPES PRINT

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) foi criado pela pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo como objetivos: Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de inter

José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes

Professor Associado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. Atua no ensino, pesquisa, orientação e extensão. Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, PPGRI/UFBA com orientações em curso; docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Direito/UFBA com orientações em curso. Graduação em Direito/USP. Doutor em História Social - FFLCH/USP. Pós-doutorado no Depto de Filosofia e Teoria do Direito, USP. Pós-doutorado no Depto. de História e Civilização do Instituto Universitário Europeu, EUI, Florença, Itália. Visiting Scholar no Center for Brazilian Studies, Columbia University, NY, EUA. Bolsista do Instituto Camões, Portugal e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Formação em psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), SP. Foi vice-diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. É pesquisador no Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo) e pesquisador associado no Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (LEER/USP). Atuou como jornalista e editor na Folha de S. Paulo, Revista Veja, Revista Atenção!, site Carta Maior e outros veículos de comunicação.