Docente Permanente

Victor Coutinho Lage

Professor associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da mesma universidade (PPGRI/UFBA). Coordenador do PPGRI/UFBA. Co-fundador do site "errante, o Internacional fora do lugar" (errante.blog). Membro do Conselho Consultivo da Rede de Sociologia Política Internacional (IPS Brasil).

Uallace Moreira Lima

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Paulo Antônio de Freitas Balanco

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)(1997). É vinculado como professor-pesquisador ao Curso de Graduação em Economia, ao Programa de Pós-Graduação em Economia (Mestrado e Doutorado) e ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA (Mestrado e Doutorado. Possui também estágio de pós-doutorado na UNICAMP (2019-2010).

Luiz Antonio Mattos Filgueiras

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1978), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1983) e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Tem Pós-Doutorado em Economia pela Universidade Paris 13 (2006/2007). É Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia, mas continua a participar, voluntariamente, de suas atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e de extensão, através do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP).

José Aurivaldo Sacchetta Ramos Mendes

Professor Associado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da Universidade Federal da Bahia. Atua no ensino, pesquisa, orientação e extensão. Docente no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, PPGRI/UFBA com orientações em curso; docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Direito/UFBA com orientações em curso. Graduação em Direito/USP. Doutor em História Social - FFLCH/USP. Pós-doutorado no Depto de Filosofia e Teoria do Direito, USP. Pós-doutorado no Depto. de História e Civilização do Instituto Universitário Europeu, EUI, Florença, Itália.

Elsa Sousa Kraychete

É doutora em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde2005, com graduação e mestrado em economia, nesta Universidade. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da UFBA, atuando nos cursos de Pós-raduação em Relações Internacionais e Administração (NPGA).Foi co-editora científica do Caderno CRH entre 2006 e 2012 e editora científica entre 2012 e 2016.

Elga Lessa de Almeida

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vinculada ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral - NUVEM/CECULT e professora do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal da Bahia. Possui Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com estágio-sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa, e graduação em Direito pela UFBA.

Denise Cristina Vitale Ramos Mendes

Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2004). Foi Visiting Scholar na Universidade de Columbia, Nova York (2001/2002) a Visiting Fellow no European University Institute (2015) e na Scuola Normale Superiore, Firenze (2015). É professora associada do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências prof. Milton Santos (IHAC) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do qual foi coordenadora de 2017 a 2021.